Esse museu não estava no nosso roteiro, na verdade nem sabíamos da existência. Estávamos saindo do Museu do Traje e paramos para conversar com um grupo de brasileiros, então eles nos recomendaram o museu "das bonecas".
Lembro que até imaginei Barbies e bonecas do gênero e não fiquei muito entusiasmada, mas como era pertinho de onde estávamos, não custa nada dar uma passadinha.
A exposição “Había una vez…Muñecas y Juguetes (1870-1940)" mostra a coleção de bonecas das irmãs Mabel y María Castellano Fotheringham, que possuem cerca de 300 bonecas e brinquedos antigos. O museu era a casa de Isaac Fernández Blanco, é um casarão enorme e lindo que já vale a visita.
Para aqueles que estudam, trabalham ou simplesmente têm paixão pela moda, a visita a este museu é altamente enriquecedora, especialmente ao considerar o papel das bonecas na história da moda, particularmente na publicidade, uma vez que essas bonecas, chamadas de Fashion Dolls, eram bonecas projetadas principalmente para serem vestidas para refletir as tendências da moda, tanto é que podem ser consideradas a "Vogue" do século XVIII. Outro aspecto interessante de observar ao visitar o museu é essa influência europeia, especialmente francesa na América do Sul, pois além das bonecas da família argentina, tinha também doações de bonecas uma família pelotense, e sabendo que Pelotas era uma das cidades mais ricas do Brasil do século XIX, é interessante observar os itens que eram consumidos pelas mulheres e como a informação de moda chegava até elas.
Mas voltando a história das bonecas, elas também eram conhecidas como Pandoras ou poupées de mode, eram usadas por costureiras, chapeleiros, alfaiates e comerciantes de moda, normalmente eram exibidas em suas vitrines e enviadas para outros países para ilustrar as últimas tendências da moda, portanto não eram brinquedos mas sim itens econômicos e culturais importantes, tanto é que há registros das famílias reais da França enviando bonecas para outras cortes europeias para promover a moda francesa e fortalecer as relações diplomáticas. Tanto é que foram banidas durante o o reinado de Napoleão, pois ele tinha medo de que segredos de estado pudessem ser costurados nos vestidos e exportados com espiões!
Além das bonecas, estavam expostos outros itens, como esses jogos de chá super pequeninos...
Eu fiquei encantada com esses jogos de chá e de piquenique!
As miniaturas são de diversos lugares do mundo, esses jogos de chá por exemplo, são da China e Japão.
Também estava expostas várias fotos de famílias e livros de histórias infantis
Bonecas para todos os gostos... vejam essa boneca sentada com um traje típico!
Saímos de lá suspirando! Se estiver de viagem marcada para Buenos Aires, inclua no seu roteiro esse museu.